Um travesseiro muito gasto, ou mesmo um travesseiro errado, pode ter impacto na sua qualidade de sono. Um travesseiro muito gasto pode não fornecer o apoio adequado.
Os travesseiros evoluíram muito ao longo dos anos e hoje existem muitos modelos disponíveis, cada um com uma característica, material e função específica, porém quando se trata da vida útil de um travesseiro, esse assunto fica esquecido.
Por que trocar o seu travesseiro?
Provavelmente você já ouviu muitos conselhos sobre quando um colchão deve ser substituído ou com que frequência deve-se trocar a roupa de cama. No entanto, os travesseiros muitas vezes esquecidos, também precisam de atenção, o que inclui a sua substituição periódica.
Existem muitos motivos para isso, mas o principal é a qualidade do sono. Um travesseiro muito velho ou gasto pode ter impacto na qualidade do seu sono e no tempo que você dorme à noite, e um travesseiro muito gasto também já não fornece o apoio adequado à sua cabeça e pescoço, o que pode ter impacto inclusive na sua saúde.
Além disso existe o fator higiene. Depois de tantas noites dormidas, os travesseiros acumulam todo o tipo de resíduos como células mortas da pele, resíduos de produtos faciais e capilares, fungos, ácaros, e tudo que se pode imaginar. Desta forma, o seu travesseiro com mais de 5 anos provavelmente pesa mais do que quando você o comprou, graças a todos esses resíduos que vão se acumulando com o tempo, e que podem até causar problemas respiratórios e alergias.
De acordo com especialistas, os travesseiros devem ser substituídos em média a cada 2 anos, e claro, sempre que deixarem de proporcionar o conforto e o suporte de que necessitamos. Assim, os sinais visuais de que está na hora de substituir o travesseiro incluem falta de suporte, afundamento excessivo da espuma e até marcas de sujeira.
Alguns modelos de travesseiros podem ser lavados ou higienizados, o que pode aumentar sua vida útil, mas antes de lavar o seu travesseiro consulte as orientações do fabricante para realizar a higienização da forma correta evitando assim danos ao mesmo.