SAÚDE, SONO

Distúrbios do sono em crianças

Os problemas de sono são comuns entre as crianças. Enquanto alguns problemas de sono podem desaparecer à medida que a criança cresce e se desenvolve, outros problemas contínuos podem ser um sinal de um distúrbio do sono. De fato, investigações recentes sugerem que os problemas de sono na infância podem prever problemas de sono na idade adulta.

Será que o meu filho tem um problema de sono?

Até 50% de todas as crianças podem ter um problema de sono, mas uma percentagem muito menor de crianças tem um diagnóstico formal de distúrbio do sono.

Os distúrbios do sono impedem as crianças de obter o sono saudável de que necessitam. As crianças que não dormem bem podem estar cansadas e bravas durante o dia. Também podem ter problemas de comportamento.

Os distúrbios do sono infantil comuns incluem:

  • Dificuldade em adormecer e problemas em dormir durante a noite: Numa altura ou noutra, a maioria das crianças tem dificuldade em dormir durante a noite. É mais preocupante se o problema se torna um padrão noturno ou se tem um efeito negativo sobre o seu filho durante o dia.
  • Apneia obstrutiva do sono: Muitas crianças podem roncar quando têm uma constipação ou alergias. O ronco noturno pode ser um sinal de apneia obstrutiva do sono. Pode ser causada por um desvio do septo nasal ou amígdalas e adenóides aumentadas. Outras características que podem estar presentes incluem respiração de boca aberta, transpiração durante o sono, ou sono inquieto e fragmentado. Em algumas crianças, pode observar períodos de ronco seguidos de longas e silenciosas pausas entre as respirações.
  • Síndrome das pernas inquietas: As crianças podem queixar-se de que têm uma sensação de ronco assustadora, de puxão, comichão ou formigueiro nas pernas quando tentam dormir. Crianças mais novas que podem não ser capazes de descrever estes sintomas podem levar a coçar ou a esfregar as pernas para adormecer. Os sintomas de síndrome das pernas inquietas tendem a melhorar com o caminhar ou o alongamento.
  • Pesadelos: É normal que uma criança se assuste com um sonho vívido. No entanto, os pesadelos frequentes são muito menos comuns. Os pesadelos tornam-se um problema se causarem ansiedade, angústia, ou resistência na hora de dormir.
  • Sonambulismo: É comum que as crianças sejam sonâmbulas. Normalmente deixam de ser sonâmbulos na altura em que se tornam adolescentes. O sonambulismo pode ser perigoso se a criança usar escadas ou aparelhos, ou sair de casa.
  • Fazer xixi na cama: As crianças com menos de 5 anos de idade frequentemente fazem xixi na cama. Fazer xixi na cama é considerado um distúrbio do sono se o seu filho tiver mais de 5 anos e tiver episódios pelo menos duas vezes por semana. Algumas crianças podem começar a fazer xixi na cama durante períodos de aflição emocional.

Um distúrbio do sono pode causar problemas para o estado de alerta diurno, humor, desempenho escolar e segurança do seu filho.

As boas notícias? Tratar um distúrbio do sono pode prevenir ou minimizar os seus efeitos negativos no desenvolvimento, saúde, humor e desempenho.

De quanto sono precisam as crianças?

O problema de sono mais comum nas crianças é a falta de tempo de sono adequado. As crianças menores requerem a maior duração do sono. As crianças precisam de menos sono à medida que crescem.

De quanto sono precisam as crianças e os adolescentes? A AASM (American Academy of Sleep Medicine) recomenda:

Lactentes de 4-12 meses: 12-16 horas (incluindo sestas)
Crianças 1-2 anos de idade: 11-14 horas (incluindo sestas)
Crianças de 3-5 anos: 10-13 horas (incluindo sestas)
Crianças de 6-12 anos: 9-12 horas
Adolescentes de 13-18 anos: 8-10 horas

As crianças que têm horários de sono inconsistentes são mais propensas a ter problemas de sono.

Um sono saudável requer uma duração adequada do sono, boa qualidade, tempo adequado, regularidade e ausência de distúrbios do sono.

Como posso melhorar o sono do meu filho?

Ajude o seu filho a desenvolver hábitos de sono saudáveis. Defina uma hora de dormir regular, desenvolva uma rotina de sono relaxante para ajudar o seu filho a assentar para a noite, e defina um “toque de recolher tecnológico” para limitar a utilização de eletrônica à noite.

Fale com o médico do seu filho sobre quaisquer problemas contínuos de sono. O médico ajudará a encontrar e tratar quaisquer causas subjacentes ao problema do sono do seu filho.

Fonte: Revisão médica por Anne Marie Morse, DO, FAASM

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